Embarque e acomodação


Se você conseguiu comprar uma passagem no horário que queria e não ficou maluco com a "organização" da Estação Ferroviária Boliviana, parabéns! Você é um felizardo. Nós compramos passagem para as 15hs, o que é um ótimo horário para viajar por alguns motivos.

Primeiro: o sol já não está tão forte e o tempo estará mais fresco (o calor é infernal dentro do trem!).
Segundo: a previsão de chegada em Sta. Cruz é ao meio dia do dia seguinte, o que é um horário ideal para almoçar, conhecer lugares e se preparar para continuar a viagem. Se tiver chance de escolher horário, prefira a parte da tarde. A pontualidade também não é a especialidade dos trens bolivianos, mas é melhor mesmo chegar com antecedência na estação.

O movimento de pessoas e cargas é grande, por isso não desgrude da bagagem e fique de olho em qualquer tipo suspeito encarando você. Se se sentir acuado ou perseguido, tente ficar junto a algum grupo maior de turistas (é quase certo que vão haver brasileiros ali). Com certeza você irá se surpreender com o trem e verá que não é nada daquilo que você imaginava.

Você ficará aliviado em saber que há poltronas para sentar e que não há nenhum porco ou vaca sentados ao seu lado. Mas isso também não quer dizer que a viagem será confortável. Prepare-se para dor nas costas e para ter uma noite de insônia "daquelas". As poltronas são velhas e um pouco mal cuidadas, além de muuuito empoeiradas. Mas isso é o de menos, se você tiver tido o azar de pegar uma passagem com número igual a de outra pessoa. A desorganização é tanta que são vendidos várias passagens com o mesmo número, nosso querido companheiro Alberto foi o premiado e teve de discutir um pouco com os "outros" donos de seu lugar, um casal de bolivianos mal encarados. Afinal, valeu à pena: ele garantiu um lugar na janela. Para ajudar mais no desconforto, há os inevitáveis solavancos. O pior é que não dá nem para culpar a estrada toda irregular. Quem já andou de trem sabe que é assim mesmo, quando não se viaja em uma ferrovia bem conservada, o que definitivamente não é este o caso.

[+] Clique aqui para ver informações com Buscapé.

2 comentários:

  1. Olá pessoal,
    Vou chegar a cuiabá às 21h.Será que consigo ir para Puerto Quijarra nesse horário ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito arriscado, procure andar durante o dia.

      Excluir